A Área Metropolitana do Porto (AMP) prepara-se para implementar uma nova rede de autocarros que estará em funcionamento a partir de novembro. Com um investimento de 311,6 milhões de euros durante sete anos, a nova rede de transportes públicos rodoviários marca uma significativa mudança na operação na região.
A UNIR, nome da nova marca, substituirá o modelo de concessões linha a linha, que vinha desde 1948. Composta por mais de 430 linhas, a rede proporcionará uma imagem comum em todo o território, com autocarros predominantemente em tons de azul, preto e branco. A rede também integrará o bilhete Andante, facilitando o acesso a todos os utilizadores.
As linhas serão identificadas por códigos de quatro dígitos, correspondendo a cada um dos 16 concelhos servidos pela rede. A lógica de atribuição baseia-se nos códigos já utilizados pela STCP, com acréscimo de um dígito, mantendo-se, no entanto, o mesmo número inicial para os municípios já servidos.
Assim, Matosinhos continuará com o número 5, a Maia com o 6, Valongo com o 7, Gondomar com o 8 e Vila Nova de Gaia com o 9. Os códigos de linha ficam distribuídos da seguinte forma: Arouca terá o código 10XX; Oliveira de Azeméis receberá os códigos 123X, 124X (para linhas urbanas) e 12XX; São João da Madeira terá o 14XX; Vale de Cambra ficará com 16XX; Santa Maria da Feira receberá 20XX e 21XX (para rede urbana); Póvoa de Varzim terá 30XX e 33XX (para rede urbana); Vila do Conde ficará com 35XX; Matosinhos terá 50XX e 51XX (para rede noturna); Maia com 60XX; Trofa terá 63XX; Santo Tirso ficará com 66XX; Valongo com 70XX; Paredes receberá 73XX; Gondomar terá 80XX; Vila Nova de Gaia ficará com 90XX; e Espinho terá o código 95XX.
A AMP foi dividida em cinco lotes, cada um atribuído por concurso público a uma empresa ou consórcio. A cidade do Porto permanecerá sob a responsabilidade da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), enquanto nas restantes localidades, as atuais 12 empresas serão substituídas pelas vencedoras do concurso lançado em 2020.
Os cinco lotes foram distribuídos da seguinte forma:
-
- Norte Nascente (Santo Tirso/Valongo/Paredes/Gondomar) – Nex Continental Holdings
- Norte Centro (Maia/Matosinhos/Trofa) – Vianorbus
- Sul Poente (Vila Nova de Gaia e Espinho) – Transportes Beira Douro
- Sul Nascente (Santa Maria da Feira e outros) – Xerbus
- Norte Poente (Póvoa de Varzim/Vila do Conde) – Porto Mobilidade