O Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem de 51 anos por incêndio florestal no concelho da Trofa. A detenção ocorreu na madrugada do dia 22 de agosto, na freguesia de S. Martinho de Bougado, após uma denúncia.
Os militares deslocaram-se para o local, detendo o suspeito em flagrante. O indivíduo, que tem antecedentes por crimes da mesma natureza, foi presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Santo Tirso no mesmo dia. A medida de coação aplicada foi a apresentação diária no posto policial da sua área de residência.
A ação de detenção contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Trofa.
Em comunicado, a GNR continua a enfatizar a proteção de pessoas e bens no contexto dos incêndios rurais, sustentando a sua atuação em medidas preventivas e patrulhamento das áreas florestais.
Relembra-se que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal. A realização destas atividades é proibida quando se verifica um nível de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”, e depende de autorização ou comunicação prévia em outros períodos. Recomenda-se também seguir as regras de segurança, estar sempre acompanhado e levar consigo o telemóvel.
A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), mantém o foco na proteção ambiental e dos animais, disponibilizando a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para denúncias de infrações ou esclarecimentos.
1 comentário
Amanhã pega fogo noutro lado, quisera ser terreno do quemo colocou á solta