Numa disputa acirrada na ronda 6 do Maia Chess Open, o grande mestre lituano Titas Stremavičius supera o mestre FIDE português, José Guilherme Barria Santos, tornando-se o líder isolado do torneio. As surpresas não param por aqui: o favorito e jovem grande mestre norte-americano, Awonder Liang, cede mais um empate e distancia-se da corrida ao título.
A sexta ronda do Maia Chess Open, maior torneio internacional de xadrez em Portugal, foi marcada por jogadas estratégicas e surpresas. O grande mestre lituano Titas Stremavičius (2534 Elo) derrotou o mestre FIDE português José Guilherme Barria Santos (2394 Elo) no tabuleiro 1 e lidera agora o torneio com 5,5 pontos em 6 possíveis.
Em segundo lugar encontra-se o grande mestre grego Stelios Halkias (2506 Elo), que também saiu vitorioso contra o mestre FIDE italiano, Fulvio Zamengo (2353 Elo), totalizando agora 5 pontos.
O jovem prodígio norte-americano Awonder Liang (2649 Elo), que partiu como número 1, surpreende ao ceder um empate contra o mestre FIDE ucraniano Olexiy Bilych (2414 Elo). Liang encontra-se agora a um ponto de distância da liderança, com apenas três jornadas para o término do torneio.
Em mais um episódio de desaire português, o mestre FIDE Miguel Sismeiro (2265 Elo) perdeu contra o grande mestre israelita Evgeny Postny (2570 Elo), mantendo-se com 3,5 pontos.
O torneio, que decorre de 25 de Agosto a 2 de Setembro no Tecmaia, na Maia, conta este ano com a presença de 312 jogadores de 37 diferentes países. Mais de metade dos participantes são estrangeiros.
A próxima ronda, a sétima, tem início esta quinta-feira, dia 31, pelas 16 horas, no mesmo local. O evento pode ser acompanhado ao vivo ou pela Internet, tanto nas principais plataformas internacionais de xadrez como nos canais de streamers que cobrem o evento em tempo real.