Um incêndio deflagrou na noite de domingo, dia 3 de setembro, numa quinta de eventos em Pedrouços, após o lançamento de fogo de artifício. Um casal e um bebé, com cerca de um ano, ficaram desalojados.
O fogo alastrou-se a habitações vizinhas, no Bairro da Brisa, resultando na destruição completa de uma casa e no desalojamento de um casal e de uma criança de cerca de um ano. Duas outras residências sofreram danos, mas permanecem habitáveis.
De acordo com o Correio da Manhã, o incidente resultou em ferimentos ligeiros em dois bombeiros e dois civis. Os bombeiros foram encaminhados para o Hospital de São João, no Porto, enquanto os civis recusaram tratamento hospitalar.
Segundo os Bombeiros de São Mamede de Infesta, citados pelo mesmo jornal, o incêndio teve início durante um evento na quinta, cita na Rua Gonçalo Mendes da Maia, onde foi lançado o fogo de artifício. Moradores locais afirmaram ao Correio da Manhã que já tinham alertado os proprietários da quinta para os riscos associados ao uso de fogo de artifício no local.
De acordo com a Rádio Renascença, no combate ao incêndio estiveram envolvidos 61 operacionais de várias corporações, apoiados por 20 viaturas, incluindo uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação e duas ambulâncias.
Também a presidente da Junta de Freguesia de Pedrouços, Isabel Carvalho e o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Pedro Teixeira, estiveram no local, juntamente com a Vice-Presidente da Câmara da Maia, Emília Santos.
O alerta foi dado às 22h30 e o fogo entrou em fase de resolução por volta das 00h20 de segunda-feira.