A Lipor, responsável pela gestão, valorização e tratamento de resíduos urbanos de oito municípios, nos quais se inclui a Maia, inaugura esta segunda-feira, dia 11 de setembro, a maior linha de triagem automática de embalagens da Península Ibérica.
A nova infraestrutura, que utiliza inteligência artificial, permite monitorizar todas as etapas da operação em tempo real, garantindo uma maior eficiência na separação dos materiais e, consequentemente, um aumento na taxa de reciclagem.
A linha de triagem tem uma capacidade nominal mínima de 8 toneladas por hora, podendo processar anualmente entre 14 600 toneladas num turno e 29 200 toneladas em dois turnos. Este avanço vem ao encontro dos objetivos estabelecidos pelo Plano Nacional de Gestão de Resíduos, o PERSU 2030, para a Lipor.
Segundo a empresa, a nova linha de triagem permitirá uma maior capacidade de processamento e assegurará uma melhor qualidade, eficiência e inovação, graças à inclusão das mais recentes tecnologias no âmbito da triagem de resíduos. A Lipor sublinha ainda a alta qualidade do produto final e a redução dos rejeitados do processo.
José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da Lipor, salientou que este investimento reforça o compromisso da Lipor e dos municípios associados em aumentar a capacidade de triagem de embalagens, visando maximizar a quantidade de resíduos a valorizar e contribuir para o cumprimento das metas e objetivos de Portugal perante a União Europeia.