Dados revelados pela SIBS, em parceria com o Turismo de Portugal, indicam um aumento de 12% no consumo em território nacional durante os meses de julho e agosto, comparativamente ao mesmo período do ano anterior. Os cartões estrangeiros contribuíram com um crescimento de 23% nas transações.
Segundo a análise da SIBS, o consumo em Portugal no período estival teve um acréscimo notável face ao ano anterior. Os indicadores, que foram divulgados em formato de infografia, mostram que a atividade na Rede MULTIBANCO, particularmente nos pagamentos e levantamentos, revelou um dinamismo crescente.
Dos dados fornecidos pelo SIBS Analytics, constata-se que as transações com cartões estrangeiros cresceram 23%, enquanto aquelas realizadas com cartões nacionais aumentaram 11%. Em termos monetários, o valor médio por transação foi de 41€ para cartões nacionais e 49€ para cartões estrangeiros.
No que respeita ao consumo com cartões vindos do exterior, é interessante destacar que 60% das transações foram efetuadas por turistas de apenas 5 países, nomeadamente: França (23%), Reino Unido (13%), Espanha (12%), Estados Unidos da América (6%) e Alemanha (6%).
Em relação ao turismo interno, o Distrito de Faro, na região do Algarve, manteve-se como o destino preferido dos portugueses. De facto, cerca de um quinto das operações com cartões nacionais, realizadas a mais de 50 km do local de origem, ocorreram nesta região. O SIBS Analytics salienta que 78% das transações no Algarve tiveram origem em 7 outros distritos, com destaque para Lisboa (14%) e Porto (8%).
Quando se trata de gastos dos portugueses no estrangeiro, observou-se um crescimento de 19% em relação a 2022. A maioria das transações concentrou-se em Espanha (42%), seguida por França (17%) e outros países europeus.
Finalmente, o setor de alojamento e lazer foi o que registou maior crescimento, com aumentos de 24% e 23%, respetivamente, face ao mesmo período do ano anterior. A restauração e os transportes seguiram a tendência com crescimentos de 19% e 11%.