A partir da próxima segunda-feira, 25 de setembro, prevê-se uma tendência contrária nos preços dos combustíveis em Portugal. Segundo previsões da AWAY, o gasóleo deverá registar uma descida no preço entre 1 a 1,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina simples 95 poderá manter-se inalterada ou sofrer um aumento até 1 cêntimo por litro.
Dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), com base em informações fornecidas por cerca de 2400 postos de combustível, indicam que, a 21 de setembro, o preço médio da gasolina simples 95 situava-se em 1,859 euros/litro e o do gasóleo simples em 1,815 euros/litro. Estes valores representam uma subida semanal de 0,3 cêntimos por litro para a gasolina e uma significativa subida de 5,5 cêntimos por litro no caso do gasóleo.
A previsão tem como base o acompanhamento diário do mercado, preço de referência fornecido pela ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético, a evolução do preço do Brent (com uma subida superior a 11,47% no último mês, atingindo 93,37 dólares/barril) e informações do setor de revenda de combustível.