Esta segunda-feira, 25 de setembro de 2023, faleceu o Pe. Domingos Jorge Duarte do Aido. Natural da freguesia de S. Mamede de Cabreiros, concelho de Arouca, nasceu a 16 de julho de 1944 e era o quarto de seis filhos. Viveu no seio de uma família de tradição e fé cristã.
Ordenado presbítero a 12 de julho de 1970 na Sé Catedral do Porto, celebraria a sua missa nova a 16 de julho do mesmo ano na sua terra natal. Desempenhou funções de docência e administração no Seminário do Bom Pastor, onde foi professor, ecónomo e diretor durante vinte anos. Paralelamente, assistiu pastoralmente casais, jovens e escuteiros, prestando ainda apoio a diversos párocos.
Em 1989, foi nomeado Administrador Apostólico da Paróquia da Maia. Com uma notável devoção a Nossa Senhora, dedicou diversas igrejas e capelas à Virgem Maria nas paróquias por onde passou. O Pe. Domingos Jorge foi ainda responsável pelo restauro completo da Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho.
No ano 2000, ingressou na Universidade Católica no Porto e, em 2003, defendeu a sua tese de licenciatura em Teologia Dogmática sobre “Morrer em Cristo”, recebendo a classificação de “Distinção”.
Já em 2009, foi convidado para o doutoramento pela Universidade Católica, focando-se no tema da Escatologia. Além das suas funções paroquiais, integrou o Conselho Presbiteral da Diocese do Porto, foi assistente do Núcleo Litoral do C.N.E. e capelão da Santa Casa da Misericórdia da Maia.
Atualmente prestava serviço pastoral como Pároco da Maia, Assistente do Núcleo Litoral do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e Capelão da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Maia.
Padre Domingos: “Estamos de passagem e a vida é uma porta de saída”