O Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana e Diocese do Porto (FIOMS) retorna para a sua terceira edição entre 19 de outubro e 19 de novembro, promovendo uma experiência musical diversificada em 44 concertos distribuídos por igrejas da Diocese e 10 municípios da região do Grande Porto.
Com o objetivo de celebrar e valorizar o património organístico da região, reconhecido internacionalmente, o FIOMS está de volta, oferecendo uma rica experiência musical tanto para amantes da música sacra como para novos públicos que descobrirão a intemporalidade do órgão de tubos.
O Porto será palco de 20 concertos, desde o átrio dos Paços do Concelho até à Sé Matriz, incluindo um concerto coral-sinfónico em São João Novo. A Maia, por sua vez, acolherá 7 concertos, com destaque para a atuação da Orquestra Clássica da Maia. Outros municípios como Vila Nova de Gaia, Arouca, Oliveira de Azeméis, Vila do Conde, Amarante, Felgueiras, Gondomar e Valongo também receberão concertos em algumas das mais emblemáticas igrejas da região, proporcionando momentos gratuitos e inesquecíveis de apreciação musical.
Este evento internacional visa preservar, promover e valorizar o vasto património organístico da Área Metropolitana e Diocese do Porto, além de estimular o interesse das populações pela Música Sacra, tanto vocal quanto de órgão. A iniciativa busca ainda fomentar o surgimento de novos talentos e implementar uma proposta de oferta cultural sustentável para a região.
O concelho da Maia irá receber uma série de concertos deste festival, que prometem encantar os amantes deste género musical. A programação para a Maia é a seguinte:
Outubro 2023
- 27 de Outubro, 21:30 – Concerto de Órgão e Orquestra na Igreja de Nossa Senhora da Maia. Atuações da Orquestra Clássica da Maia e Tiago Ferreira no órgão.
- 28 de Outubro, 21:30 – Concerto de Órgão e Quinteto de Metais no Mosteiro do Divino Salvador de Moreira. Participações da Orquestra Clássica da Maia e Daniel Ribeiro no órgão.
- 29 de Outubro, 16:00 – Concerto de Órgão e Coro na Igreja de São Faustino de Gueifães. Apresentações do Ensemble Notas Soltas e Paulo Bernardino no órgão.
- 31 de Outubro, 21:30 – “Dos esplendores de Veneza às brumas do Báltico – música sacra italiana e alemã do século XVII” no Mosteiro de Águas Santas. O programa inclui obras de Monteverdi, Banchieri, Cazzatti, Tunder, entre outros. Ludovice Ensemble e Hugo Oliveira na voz juntam-se a Fernando Miguel Jalôto no claviórgão e direção. Mais informações sobre o grupo em ludoviceensemble.com.
Novembro 2023
- 3 de Novembro, 21:30 – Concerto de Órgão, Quarteto de Cordas e Voz na Igreja de Santa Maria de Avioso. Participações da Orquestra Clássica da Maia e Gregório Gomes no órgão.
- 4 de Novembro, 21:30 – Concerto de Órgão e Quarteto de Madeiras na Igreja de São Tiago de Milheirós. Atuações da Orquestra Clássica da Maia e Samuel Pinto no órgão.
- 5 de Novembro, 16:00 – Concerto Coral-Sinfónico na Igreja Paroquial de Gueifães. Performance da Orquestra Clássica da Maia.
Filipe Veríssimo, Diretor Artístico do FIOMS, enfatiza a colaboração com diversas entidades públicas e privadas da região para criar uma oferta cultural que atenda às necessidades e especificidades de cada localidade, com o intuito de enriquecer culturalmente as comunidades locais e contribuir para o desenvolvimento turístico da Área Metropolitana do Porto.
O Cónego António Coelho de Oliveira, Vigário-geral da Diocese do Porto, destaca a importância do FIOMS para a afirmação da região a nível nacional e internacional, colocando a região na rota dos grandes Festivais Internacionais de Órgão e Música Sacra.
A 3ª edição do FIOMS conta com o mecenato da Fundação “la Caixa” e o apoio institucional da Diocese do Porto e da Direção Regional de Cultura do Norte, reforçando a sua posição como um evento de destaque no panorama cultural e musical da região e do país.