O Metro do Porto vai lançar quatro novas linhas: Gondomar II (Dragão – Souto), ISMAI – Muro – Trofa (Paradela), Maia II (Roberto Frias – Parque Maia – Aeroporto) e São Mamede (IPO – Estádio do Mar). A cerimónia de apresentação destas novas linhas contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, no Auditório Municipal de Gondomar, esta sexta-feira, dia 13 de outubro.
“Estamos hoje a começar aquilo que daqui a seis anos estará pronto”, garantiu António Costa, a propósito do arranque do projeto, com o lançamento do Concurso Público Internacional para a execução de anteprojetos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental destas quatro novas linhas da Metro do Porto.
A contratação destes estudos iniciais poderá ir até aos 10 milhões de euros, de acordo com uma portaria do Governo que entra esta sexta-feira em vigor.
Em Setembro, a Lusa tinha já noticiado que a expansão do Metro para Gondomar e a introdução do metrobus para a Trofa iriam avançar no próximo ano, contando com um investimento de 259 milhões de euros de fundos europeus, conforme indicações do Plano de Avisos do Portugal 2030.
Atualmente, a Metro do Porto opera seis linhas. Estão em construção extensões da Linha Amarela, Linha Rosa, uma linha de metrobus entre Casa da Música e Praça do Império, e o início das obras da Linha Rubi, incluindo uma nova ponte sobre o Douro, está previsto para breve.
Novas linhas e estações para a Maia
Linha ISMAI – Muro – Trofa (Paradela)
- Estações: ISMAI, Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul, Paradela;
- Linha de Metro entre o ISMAI e o Muro com 3,10 km e duas estações;
- Linha de BRT (Bus Rapid Transit/Metrobus) entre o Muro e Paradela com 7,12 km e quatro estações/paragens.
Linha Maia II (Roberto Frias – Parque Maia – Aeroporto)
- Estações: Roberto Frias, Hospital São João, Pedrouços, Giesta, São Gemil, Caverneira, Águas Santas, Milheirós, Gueifães, Maninhos, Catassol, Chantre, Parque Maia, Espido, Ponte de Moreira;
- Linha de Metro: 13,01 km com 16 estações;
Linha de BRT (Bus Rapid Transit/Metrobus): 18 estações ao longo de 14,30 km.