A partir da próxima semana, de 16 a 22 de outubro, os consumidores poderão esperar um alívio nos preços dos combustíveis. Segundo previsões da AWAY, o preço do gasóleo simples deverá descer entre 1,5 a 2 cêntimos por litro, enquanto a gasolina simples 95 pode ter uma redução de 2 a 3 cêntimos por litro.
Os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) indicam que ao longo da semana passada, houve uma tendência decrescente nos preços dos combustíveis. No dia 12 de outubro, o preço médio da gasolina simples 95 foi registado a 1,784 euros/litro e o gasóleo simples a 1,729 euros/litro. Estas cifras representam uma descida média semanal de 6,8 cêntimos para a gasolina e 5,1 cêntimos para o gasóleo.
Estas médias baseiam-se em dados fornecidos à DGEG por aproximadamente 2350 postos de abastecimento e incorporam preços que incluem descontos locais, cartões cliente e promoções.
Para elaborar a sua previsão, a AWAY considerou o acompanhamento diário do mercado, a evolução do preço do Brent (com uma variação mensal negativa inferior a 5,5%, tendo a cotação diária sido de 86,35 dólares/barril, segundo a fonte OilPrice) e consultas a fontes do sector de revenda de combustível.