No concelho da Maia, em 15 de outubro de 2023, a Associação de Futebol do Porto marcou um momento histórico ao receber, pela primeira vez na história da Divisão de Elite, um trio de arbitragem estrangeiro. O embate entre o FC Maia Lidador e o FC Vila, na 7ª jornada da prova, contou com três árbitros oriundos do protocolo com a Real Federação Galega de Futebol. Os maiatos venceram os gaienses por 3-0, com dois golos marcados na primeira parte e o último nos minutos finais.
No passado domingo, dia 15 de outubro de 2023, o Estádio Municipal Dr. Vieira de Carvalho, na Maia, foi palco de um acontecimento histórico no futebol português. Pela primeira vez na história da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, um trio de arbitragem estrangeiro dirigiu um jogo.
O embate entre o FC Maia Lidador e o FC Vila, referente à 7ª jornada da competição, foi arbitrado por três árbitros oriundos do protocolo com a Real Federação Galega de Futebol. O árbitro principal foi Adam Rodríguez Delgado, enquanto Óscar Lista Rivera e Adrián González Rey assumiram as funções de árbitros assistentes.
No campo, os maiatos dominaram o jogo e venceram os gaienses por 3-0. Dois dos golos foram marcados na primeira parte, e o terceiro surgiu nos minutos finais do confronto.
Ver esta publicação no Instagram
José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, expressou a importância deste momento histórico: “Nós queremos o crescimento dos nossos árbitros. Queremos sempre uma arbitragem melhor. E também, acho que é o intuito da Real Federação Galega de Futebol. Há aqui um cruzamento de culturas extremamente importante, mas o que devemos ressaltar é o passo em frente que estamos a dar em direção ao futuro para que os nossos árbitros e os árbitros da Federação Galega sejam mais bem preparados, sejam melhores e sejam vocacionados para os campeonatos nacionais. Nos queremos que os árbitros da AF Porto, quando forem prestar provas aos nacionais, que sejam os melhores. E por isso estamos a lhes dar esta preparação em conjunto com o Conselho de Arbitragem, que nesta matéria, tem feito um excelente trabalho.”
Bernardino González Vázquez, presidente do Comité de Árbitros da Federación Galega de Fútbol, também destacou a importância deste encontro: “Hoje é ponto de partida. É o primeiro jogo que fazemos. É uma magnífica oportunidade para os árbitros portugueses e para os árbitros galegos, sendo essa uma ótima experiência para todos. Participarem de uma outra competição, que não estão habituados será muito enriquecedor para todos os árbitros. O futebol é universal em todo o lugar do mundo, mas sempre tem uma coisa ou outra que se pode aprender e levar consigo de cada jogo, cada campeonato. Em cada lugar, há sempre algo diferente, que esperamos agregar aos nossos árbitros e quando os portugueses também forem à Galícia, também possam ter uma boa experiência.”
Este encontro inédito entre equipas portuguesas e árbitros galegos marca um momento significativo na cooperação entre as federações de futebol de Portugal e da Galícia, abrindo portas para futuras colaborações e enriquecendo a experiência de árbitros e jogadores em ambos os lados da fronteira.