A Câmara Municipal da Maia celebra o Dia Municipal para a Igualdade a 24 de outubro, dando início a uma semana de atividades e formações. Vários temas estarão em destaque, desde os Direitos das Mulheres, Violência Doméstica, até à Inclusão de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.
No dia de abertura, 24 de outubro, o Auditório do TECMAIA acolhe o teatro pedagógico “Uma aventura pela igualdade”, destinado a alunos do pré-escolar e 1.º Ciclo. Já na parte da tarde, a Escola Básica 1.º Ciclo/JI de Moutidos será palco de uma sessão de Boccia Intergeracional.
A 25 de outubro, o Fórum Jovem da Maia recebe a formação “Hora do Ser” em colaboração com a APAV, orientada para professores das Atividades de Enriquecimento Curricular. Mais tarde, às 16h00, a Casa do Alto promove a tertúlia “Desconstrução de Estereótipos de Género nas Profissões”, com a moderação a cargo de Cláudia Múrias.
No dia seguinte, 26 de outubro, os trabalhadores do Município da Maia terão uma formação sobre linguagem inclusiva. No mesmo dia, pelas 15h30, a Escola Básica de 1.º Ciclo/JI de Folgosa acolherá outra sessão de Boccia Intergeracional.
A semana conclui a 27 de outubro, nos Paços do Concelho, com a palestra “MAVI – Modelo de Apoio à Vida Independente”, em associação com a APPACDM do Porto.
De acordo com a autarquia, este conjunto de iniciativas enquadra-se no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação – Equal+, e reflete o empenho de diversas organizações em Portugal no combate à discriminação baseada no sexo e/ou género.