O mau tempo já começa a deixar marcas, com várias estradas alagadas na Maia, nesta quarta-feira, dia 18 de outubro. Nas redes sociais, são vários os maiatos que partilham imagens e vídeos da situação, demonstrando os transtornos causados aos automobilistas e habitantes locais.
Um dos primeiros locais onde a água das chuvas se acumulou no pavimento foi a Rua de São Romão, na Cidade da Maia, que nos últimos anos foi alvo de trabalhos com vista à prevenção de inundações nas habitações do arruamento.
Recorde-se que a Proteção Civil emitiu um alerta laranja, antecipando as consequências da passagem da tempestade Aline. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou, através de SMS, a população de todos os distritos continentais sobre os perigos associados ao evento meteorológico.
O aviso surge em resposta às previsões do IPMA, que na terça-feira comunicou a aproximação da depressão Aline à região centro da costa central de Portugal, prevendo o seu impacto para a manhã do dia 19. Os principais riscos apontados são as rajadas de vento que podem ultrapassar os 100 km/h, em particular no litoral a sul do Cabo Mondego e na costa sul do Algarve. Paralelamente, espera-se precipitação intensa, por vezes acompanhada de trovoada, no litoral norte e centro.
Dada a previsibilidade de condições adversas, a ANEPC aconselha a população a evitar deslocações que não sejam estritamente necessárias durante o período de influência da tempestade.
Proteção Civil envia SMS com alerta para riscos de chuva e vento forte