O Campeonato da Europa de ginástica acrobática, que se desenrolou em Varna, na Bulgária, culminou no domingo, dia 22 de outubro, com Portugal a alcançar um total de 14 medalhas, três das quais douradas.
O trio feminino, formado por Eduarda Portela, Carolina Marques e Joana Pinto, obteve a prata na final de equilíbrio, ganharam duas vezes a medalha de prata, em equilíbrio e ‘all around’.
Destaque ainda para o grupo de juniores do Acro Clube da Maia, composto por Afonso Maia, Tiago Coelho, Jorge Silva e Pedro Ramalho, que levaram para casa a medalha de prata no exercício dinâmico.
No último dia da competição, os representantes nacionais garantiram seis medalhas. Mónica Lima e Maria Marvão asseguraram uma das medalhas de ouro no exercício dinâmico, enquanto outro ouro foi alcançado pelo grupo masculino, composto por João Teles, Gonçalo Sampaio, Nuno Santos e Vicente Colaço, na mesma categoria.
Na vertente masculina, Lopes e Gonçalo Parreira receberam a medalha de bronze no exercício dinâmico.
No escalão júnior, o par misto André Fiuza e Madalena Tomás lograram conquistar o bronze na final de equilíbrio.
O grupo masculino sénior – João Teles, Gonçalo Sampaio, Nuno Santos e Vicente Colaço – no sábado fez história ao vencer a categoria de ‘all around’, um feito sem precedentes na ginástica acrobática portuguesa.