Esta sexta-feira à tarde, dia 27 de outubro, uma chamada telefónica levantou suspeitas de um dispositivo explosivo na estação da Trindade do Metro, do Porto. O alerta imediatamente mobilizou a PSP para o local, resultando na evacuação de centenas de passageiros das composições.
Segundo informações do Jornal de Notícias, o aviso foi dado por volta das 15h20, levando à interrupção da circulação no local. Além da PSP, o Metro do Porto confirmou a presença dos Bombeiros Sapadores do Porto, uma brigada anti-minas, a Polícia Municipal e elementos do INEM, que trabalharam conjuntamente nas operações de evacuação. Em consequência do alerta, foi estabelecido um perímetro de segurança nesta zona central do Porto.
ℹ️A circulação do Metro do Porto está interrompida na estação da Trindade.
— Metro do Porto (@MetrodoPorto) October 27, 2023
Durante a evacuação, registou-se um incidente em que uma pessoa necessitou de assistência médica devido a uma crise de ansiedade. Adicionalmente, as autoridades procederam à identificação de um cidadão no contexto dos acontecimentos.
Ameaça de bomba no metro da trindade, Porto.
Não há metro em circulação. pic.twitter.com/GKfWcm8u6y— Alberto Silva 🇵🇹 (@JotalbertoSilva) October 27, 2023
No que diz respeito à circulação do metro, a estação da Trindade permanece interrompida, no entanto, as operações continuam até à estação imediatamente anterior em todas as linhas. Na Linha Amarela, os metros circulam até às estações de Faria Guimarães e Aliados, e nas demais linhas, a circulação acontece entre Lapa e Bolhão.