A Proteção Civil emitiu esta sexta-feira, dia 27 de outubro, um alerta sobre o risco de cheias e inundações, antecipando o agravamento das condições meteorológicas a partir desta tarde, com maior impacto nas regiões Norte, Centro e em Lisboa e Vale do Tejo.
Um SMS de prevenção está a ser enviado à população para alertar sobre estes riscos. As bacias hidrográficas dos rios Lima, Cávado, Douro (especialmente nas sub-bacias do Tâmega e do Tua), Vouga e Mondego apresentam elevado potencial para cheias. Devido às recentes chuvas, a saturação dos solos pode intensificar este risco, levando a inundações urbanas e enchentes.
Destaca-se também a possibilidade de vento forte e recomendam-se precauções para evitar a queda de objetos nas vias públicas. Há ainda referencia à forte agitação marítima, especialmente no domingo, desaconselhando-se a permanência em zonas costeiras.
A prontidão em nível laranja implica um aumento de 25% nos efetivos em todo o país. O Centro de Coordenação Operacional da ANEPC estará em funcionamento no sábado e no domingo para monitorizar a situação e, se necessário, prolongar o alerta após domingo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso laranja devido à previsão de forte agitação marítima até às 12:00 de sábado, esperando-se ondas de 5 a 6 metros, podendo atingir os 10 metros. Após este período, estes distritos ficarão sob aviso amarelo até as 06:00 de domingo.
Relativamente à agitação marítima, Faro e Beja estão sob aviso amarelo até às 18:00 de sábado, Setúbal até às 00:00 de domingo e Lisboa até às 06:00 de domingo. O IPMA emitiu ainda aviso laranja para o Porto, Viana do Castelo e Braga, devido à chuva forte e persistente, entre as 09:00 de sábado e as 00:00 de domingo. O arquipélago da Madeira também está sob aviso amarelo, devido à previsão de chuvas intensas entre as 03:00 e as 18:00 de domingo.