O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, revelou projeto urbanístico para a região, tendo como epicentro um pavilhão multiusos.
O desenvolvimento urbanístico da Maia poderá receber um novo impulso com o anúncio de um projeto delineado para a área entre as Avenidas Francisco Sá Carneiro e a Via Eng. Belmiro Mendes de Azevedo. O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, destacou o pavilhão multiusos como o núcleo deste projeto.
António Silva Tiago delineou as principais âncoras deste projeto urbanístico: um pavilhão multiusos com capacidade para 8500 pessoas, um museu digital e um centro de investigação e desenvolvimento. Estas infraestruturas vêm acompanhadas de zonas dedicadas a escritórios, empresas de base tecnológica e habitação, com o objetivo de potenciar a área empresarial Maia I. Segundo o edil, com a concretização deste projeto, a região “vai ter o que nunca teve”, referindo a inclusão de serviços como farmácia, restaurantes, ginásio e um jardim público.
O projeto pretende ainda capitalizar nas acessibilidades privilegiadas da região, visando desenvolver o conceito de cidade a 15 minutos, que permitirá aos habitantes e trabalhadores acederem a uma variedade de serviços e comodidades em tempo reduzido.
Esta visão foi revelada no contexto da conclusão da 3ª fase do Ecocaminho, que liga as estações de metro de Mandim e ISMAI, promovendo a mobilidade ativa e suave, no passado dia 30 de setembro. O Ecocaminho, que agora se estende por 6,1 km, é visto como um passo significativo no compromisso da autarquia com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.
António Silva Tiago recordou a génese do Ecocaminho, sublinhando que “foi uma ideia que surgiu quando o metro foi instalado no concelho e não usou todo o percurso de comboio da linha de Guimarães”. O presidente da Câmara Municipal da Maia enalteceu a obra, referindo o cofinanciamento pelo Portugal 2020 e a colaboração com a Metro do Porto, salientando o retorno comunitário do projeto, agora potenciado pela visão urbanística recentemente anunciada.