Através de um comunicado, publicado na manhã desta terça-feira, dia 14 de novembro, a direção do FC Porto anunciou que mobilizará os restantes órgãos sociais à abertura de processos disciplinares aos responsáveis pelas agressões ocorridas durante a última Assembleia-Geral do clube.
Apesar de uma afluência de associados acima do habitual, que a direção considera um indicador positivo da vitalidade do clube, a reunião foi marcada por desacatos e confrontos físicos entre alguns membros.
O encontro, que teve início quando ainda estavam largas centenas de associados no exterior e após uma mudança de instalações, com uma intervenção do presidente do FC Porto, previa-se ser um debate aberto sobre a proposta de estatutos em apreciação.
Contudo, os episódios de violência entre associados, que ocorreram durante e após as intervenções, mancharam o evento e a longa tradição de cultura democrática do clube, de acordo com o comunicado da Direção do clube.
🚨 Relato arrepiante de um jovem sócio do FC Porto sobre os incidentes desta noite. pic.twitter.com/qmiLAanQIz
— Daily Dragões (@dailydragoes) November 14, 2023
A direção afirma ainda que, perante estes acontecimentos, compromete-se a usar os meios disponíveis para identificar os agressores e a cooperar com os demais órgãos sociais para a instauração de processos disciplinares. Além disso, serão tomadas medidas para reforçar a segurança na próxima reunião da Assembleia-Geral, agendada para segunda-feira, dia 20 de novembro.
O direção do FC Porto faz ainda um apelo aos seus associados para que participem na Assembleia-Geral de 20 de novembro, esperando que os incidentes não se repitam e que todos contribuam para dignificar o nome do clube.
Agressões levaram à suspensão da Assembleia-Geral
A Assembleia-Geral extraordinária do FC Porto, que ocorreu no Dragão Arena nesta segunda-feira, teve de ser suspensa devido a confrontos físicos entre os sócios presentes. Estes incidentes levaram muitos associados a abandonar o local.
Está aqui a continuação daquilo que foi a Assembleia Geral, agora adiada para 20 de novembro. https://t.co/QWl9EWokAH pic.twitter.com/AbrUTzp1Ij
— Eduardo (@efcoliveira) November 14, 2023
Ficou decidido que os trabalhos serão retomados na segunda-feira, dia 20 de novembro, numa tentativa de prosseguir com a agenda prevista de forma segura e ordenada.
Villas-Boas admite candidatura à presidência do FC Porto
André Villas-Boas, ex-treinador do clube, anunciou a sua intenção de se candidatar à presidência. A declaração foi feita esta terça-feira. Villas-Boas expressou o seu sentimento de responsabilidade face ao apoio que tem recebido. “Não posso ficar indiferente ao apoio que sinto”, afirmou, reconhecendo que avançar para a candidatura é quase uma mera formalidade.
O ex-treinador enfatizou a sua vontade de tomar decisões ponderadas, transparentes e apoiadas por equipas competentes. Villas-Boas sublinhou ainda que irá apresentar-se oficialmente quando tiver um programa eleitoral e uma equipa preparada que estejam à altura da grandeza da instituição.
Ver esta publicação no Instagram
No final da Assembleia-Geral, o antigo treinado dos dragões utilizou as redes sociais para expressar que aquele foi “um dos dias mais negros da história do FC Porto. Sem vergonha, sem escrúpulos, sem respeito nenhum pelos Associados deste grande Clube”.
Afirmou ainda que “o FC Porto precisa de se encontrar nos seus princípios, nos seus valores e nas suas bases. O que se passou hoje não poderá nunca voltar a repetir-se”.