A nova rede metropolitana de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP), denominada UNIR, está pronta para começar a sua operação a partir de 1 de dezembro.
A UNIR irá substituir as linhas dos atuais operadores rodoviários privados na região, com 439 linhas previstas. Os utilizadores já podem consultar a lista destas linhas e as suas correspondências com os números antigos no website www.unirmobilidade.pt, facilitando a transição para o novo sistema.
A rede UNIR irá integrar os serviços de cerca de 30 operadores privados, como Caima, AV Feirense e Transdev, entre outros, e será identificada com autocarros azuis, brancos e pretos. As linhas serão designadas por quatro dígitos, seguindo uma lógica específica de atribuição por concelho, o que representa uma alteração face aos números usados pela STCP. Contudo, os municípios anteriormente servidos pela STCP manterão os mesmos iniciais de linha, como é o caso de Matosinhos com o 5, Maia com o 6, Valongo com o 7, entre outros.
Esta mudança inclui também alterações nas paragens, que exibirão informações semelhantes às da STCP, indicando a zona Andante, o nome e código da paragem, o número das linhas e seus destinos. Os horários das linhas também estarão disponíveis nas paragens, e a rede UNIR planeia oferecer horários em tempo real através de aplicações móveis.
A AMP investirá 311,6 milhões de euros ao longo de sete anos nesta nova rede de transportes públicos rodoviários. Todos os autocarros e linhas da UNIR utilizarão o sistema de bilhética Andante, garantindo a continuidade e a integração com o sistema de transporte já existente.