Os novos veículos do Metro do Porto, adquiridos à empresa chinesa CRRC Tangshan, entram em funcionamento a partir desta quarta-feira, dia 6 de dezembro.
O primeiro percurso, que contará com a presença do primeiro-ministro António Costa e do Ministro do Ambiente e da Ação Climática Duarte Cordeiro, será entre as estações da Trindade e da Casa da Música. A nova composição vai circular na Linha Verde e no tronco comum da rede, de acordo com o Jornal de Notícias.
Com um investimento total de 49,6 milhões de euros, financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental, as 18 novas composições ampliarão a frota do Metro de 102 para 120 unidades, destacando-se a velocidade máxima de 80 km/h e capacidade para 244 passageiros.
A Metro do Porto informou que, do total de 18 composições encomendadas, 15 já se encontram em Portugal, enquanto as restantes três são esperadas até o final deste ano. O investimento total nas novas composições foi de 49,6 milhões de euros, financiado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) e pelo Fundo Ambiental.
Este marco ocorre quase um ano após a chegada do primeiro veículo, que passou por testes extensivos antes de ser integrado na frota do Metro do Porto.
A previsão inicial para a entrada em serviço era maio, mas a viagem inaugural só acontece sete meses depois.