O Observatório do Futebol CIES divulgou, esta quarta-feira, dia 6 de dezembro, a lista dos futebolistas a nível mundial que acumularam mais minutos em partidas oficiais, tanto em clubes como em seleções nacionais e de sub-21, até 4 de dezembro.
Entre os jogadores de campo de equipas europeias, o destaque vai para Bruno Fernandes, médio maiato do Manchester United, que lidera a lista com 5.748 minutos em 66 jogos.
Este levantamento coloca o jogador, de 29 anos, à frente de figuras como o eslovaco Dávid Hancko, do Feyenoord, com 5.248 minutos em 58 jogos, e o alemão Antonio Rüdiger, do Real Madrid, com 5.223 minutos em 63 jogos. Este desempenho notável de Fernandes sublinha a sua importância e consistência enquanto jogador-chave para o United.
No ranking global, o primeiro lugar é ocupado por Gustavo Gómez, defesa-central paraguaio do Palmeiras, com 6.213 minutos em 70 jogos. No que diz respeito aos guarda-redes, Weverton Pereira, também do Palmeiras, lidera entre os ativos fora da Europa, enquanto Anthony Moris, do Union St-Gilloise, é o mais utilizado entre os clubes da UEFA.
O mais velho entre os dez primeiros da lista é o sérvio Dušan Tadić, atualmente com 35 anos, a jogar pelo Fenerbahçe.