O CICCOPN acolheu uma delegação santomense, para aprofundar conhecimentos e estabelecer parcerias no setor da formação profissional.
O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) recebeu, nesta quinta-feira, 14 de dezembro, uma delegação de São Tomé e Príncipe, composta por diretores e técnicos de vários setores, incluindo educação, formação profissional e turismo. Entre as entidades representadas estavam o Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe, Direção Geral do Turismo, Liceu Nacional e Escola de Hotelaria e Turismo.
O objetivo principal desta visita de intercâmbio foi a partilha de conhecimentos e experiências no âmbito da formação profissional e emprego. Durante a visita, a delegação santomense teve a oportunidade de explorar as instalações do CICCOPN, familiarizando-se com os métodos de ensino e trabalho adotados pelo centro e interagindo com formandos santomenses que atualmente frequentam o CICCOPN.
Rui Valente, diretor do CICCOPN, realçou a importância desta cooperação, mencionando que o centro tem colaborado com diversos países de língua oficial portuguesa, incluindo São Tomé e Príncipe, muitas vezes em parceria com projetos de cooperação portuguesa.
Milton Lima, diretor executivo do Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe, destacou que a visita se inseriu no trabalho do Comitê Nacional de Coordenação do Desenvolvimento de Competências (CNCDC), visando o aprofundamento do conhecimento sobre organização de dossiês técnicos pedagógicos e processos de seleção e encaminhamento dos formandos.
De acordo com o CICCOPN, esta iniciativa foi também uma oportunidade para estreitar laços e estabelecer novos contatos entre as entidades envolvidas, visando futuras colaborações e apoios mútuos no setor da formação profissional.