A Farfetch, gigante do comércio de artigos de luxo online, enfrenta uma situação financeira desafiadora, exacerbada por críticas diretas do empresário português Miguel Milhão, fundador da Prozis.
A Farfetch, conhecida empresa de comércio de artigos de luxo online, fundada pelo empresário José Neves, encontra-se num momento crítico. A empresa sofreu uma queda acentuada na bolsa depois de ter anunciado que não divulgaria os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2023 e não realizaria a habitual conferência com analistas e investidores. Essa decisão foi considerada uma Red Flag (“bandeira vermelha”) para os investidores, especialmente após um primeiro semestre de 2023 que já contabilizava prejuízos significativos.
No centro das atenções está também Miguel Milhão, o fundador da Prozis, conhecida marca de suplementos desportivos. Milhão fez críticas severas à gestão da Farfetch no seu podcast “Guru Mike Billions”.
O empresário afirmou que agora chama-lhe “Farfecha” à empresa e defende que a Farfetch precisa de fazer uma reformulação drástica, incluindo a demissão de cerca de 2000 funcionários. Classifica ainda a decisão da empresa de não divulgar os resultados trimestrais como “ilegal”.
A Farfetch tem de encolher rapidamente, “aumentar os portes, acabar com as devoluções infinitas, reformular o negócio de forma violenta, despedir 2 mil pessoas, parar os investimentos em tecnologia de uma forma violenta, e ver se dá para fazer “salvage” de alguma coisa”, afirmou Milhão.
Esta crise na Farfetch é agravada por uma ação coletiva que possivelmetne será movida nos Estados Unidos pelo escritório de advogados Faruqi & Faruqi, que acusa a empresa de violar leis federais. A ação aponta para supostas falsas declarações e omissões de informações cruciais sobre desafios operacionais.
A Farfetch, desde o seu IPO em 2018, tem enfrentado um mercado cada vez mais desafiante. Apesar do aumento das receitas, a margem bruta da empresa tem vindo a deteriorar-se. Nos últimos cinco anos, a Farfetch acumula prejuízos de 2,5 mil milhões de dólares. Este panorama sombrio, aliado à queda drástica do valor de mercado da empresa, coloca-a numa posição delicada.
Ainda não há data prevista para a apresentação de resultados.