Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã/CMTV indica que 70,7% dos portugueses acreditam que o Primeiro-Ministro António Costa será ilibado no âmbito da Operação Influencer, demonstrando pouca preocupação com as suspeitas levantadas contra ele.
De acordo com os resultados de uma sondagem realizada pela Intercampus para o Correio da Manhã/CMTV, a maioria dos portugueses parece não dar grande crédito às suspeitas que envolvem o Primeiro-Ministro António Costa na Operação Influencer. Cerca de 70,7% dos inquiridos expressaram a crença na sua ilibação, rejeitando a possibilidade de uma acusação formal por parte do Ministério Público, de acordo com os dados conhecidos nesta terça-feira, dia 2 de janeiro.
A sondagem revela também um certo desinteresse dos portugueses quanto ao futuro político de Costa, com 40% dos participantes a não possuírem uma opinião formada sobre o assunto. No entanto, entre os que têm uma preferência, a maior parte (32,9%) gostaria de ver o atual Primeiro-Ministro a candidatar-se a um cargo no Parlamento Europeu, em vez de se lançar numa possível corrida à Presidência da República.
Quanto à avaliação dos oito anos de governo do Partido Socialista (PS), sob a liderança de António Costa, as opiniões dividem-se. Enquanto 43,7% dos inquiridos apresentam uma visão negativa, destacando falhas em áreas como saúde, habitação e educação, uma percentagem ligeiramente inferior, 41,7%, manifesta uma opinião positiva. Destes, quase um terço elogia a gestão da dívida do Estado realizada durante o mandato de Costa.