A decisão de ligar novamente os semáforos, no cruzamento entre a Rua da Igreja e a Via Diagonal, no Castêlo da Maia, está a causar grandes filas de trânsito e desagrado generalizado entre os condutores que circulam na Via Diagonal e na nova variante à EN14.
A recente reativação dos semáforos na Via Diagonal, na freguesia do Castêlo da Maia, está a provocar um intenso descontentamento entre os condutores que circulam tanto na Via Diagonal como na nova variante à EN14. Os semáforos, situados no cruzamento com a Rua da Igreja, foram ligados novamente, causando longas filas de trânsito e atrasos consideráveis a quem tem de atravessar a zona.
Os utilizadores das redes sociais têm manifestado o seu descontentamento com a situação. Um motorista de veículos pesados expressou a sua frustração, mencionando um atraso de “mais de meia hora para percorrer apenas 2 quilómetros”. Outro utente referiu ter demorado “25 minutos para ir do Auchan até à rotunda das escolas do Castêlo da Maia”, criticando a decisão de ativar os semáforos e apontando o potencial aumento do tráfego nas ruas interiores das localidades de Gondim, Nogueira e Silva Escura.
Os semáforos em causa, que foram uma exigência dos habitantes de Gondim à Junta de Freguesia do Castêlo da Maia, devido à velocidade excessiva a que os condutores circulavam na Via Diagonal, estão agora a ser questionados pela comunidade, que pede por soluções que conciliem a segurança rodoviária com a fluidez do tráfego.
É importante salientar que a nova variante à EN14 irá ser estendida até à Trofa e, posteriormente, a Vila Nova de Famalicão. Com esta expansão, é expectável que os problemas de trânsito se agravem ainda mais, devido ao aumento do fluxo de veículos na via.
2 comentários
Pelo contrário, com a extensão da via até a Trofa, muitos dos veículos terão a oportunidade de seguir em frente e não de sair no Castêlo
Antes desta via rápida, tínhamos um local para andar(evitando a Via Diagonal, um engenheiro disse que depois da construção, ainda teria(mentiroso). Esta via rápida, disseram que era para acabar com o excesso de transito; com rotunda de uma faixa é “Piada”. A rotunda do Auchan próximo do viaduto, ele é desnecessário; pois o veículos (sentido Maia), poderiam virar a direito, e contornar na rotunda da RP( evitaria formação de lentidão). Hoje, as pessoas tem que andar na Via Diagonal(correndo o risco de ser esmagado no “guard rail” ou mureta de proteção. As duas rotundas de uma faixa, fez aumentar a lentidão do transito(em horário de pico/ponta); quando tem aula virou o caos. Quanto ao semáforo, ele é necessário à noite(continua) e antes da tal Via rápida. Eu ia esquecendo tiraram parte da iluminação e além disso não fizeram faixa de pedestre( passadeira).