A LIPOR, juntamente com vários municípios e instituições, lança a Comunidade Energética Renovável (CER), um projeto focado na valorização de resíduos e na partilha de energia elétrica produzida de forma sustentável.
A apresentação da Comunidade Energética Renovável (CER), uma iniciativa promovida pela LIPOR e seus municípios associados, decorreu no dia 11 de janeiro de 2024, na Central de Valorização Energética da LIPOR. Segundo comunicado, a CER representa um marco importante na gestão de resíduos e produção de energia renovável, reunindo diversos municípios e instituições com o objetivo comum de promover a sustentabilidade energética.
Este projeto visa a produção e partilha de eletricidade gerada a partir da valorização energética de resíduos na Central da LIPOR. Os benefícios para os aderentes da CER incluem vantagens ambientais, económicas e sociais, destacando-se a produção descentralizada de energia limpa e renovável, redução da fatura energética, diminuição das emissões de gases de efeito estufa e contribuição para a descarbonização a nível nacional e europeu.
Entre as entidades aderentes à Comunidade, até o momento, estão a própria LIPOR; as Câmaras Municipais de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde, Trofa, Santo Tirso e Paredes; a Santa Casa de Misericórdia do Porto; a Espaço Municipal E.M. (Maia); a APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S.A.; a Maiambiente E.M. (Maia); a Matosinhos Habit E.M. (Matosinhos); a Matosinhos Sport E.M. (Matosinhos); a Casa da Arquitetura (Matosinhos); a Águas e Energia do Porto E.M. (Porto); a Porto Ambiente E.M. (Porto); a Domus Social E.M. (Porto); a Gestão e Obras de Porto E.M. (Porto); a Ágora – Cultura e Desporto do Porto E.M. (Porto); o Centro Hospitalar e Universitário de São João e os STCP (Porto).
José Manuel Ribeiro, Presidente do Conselho de Administração da LIPOR, realça o papel fundamental deste projeto na transformação do modelo de negócio da LIPOR para um mais alinhado com os princípios da Economia Circular. A iniciativa da CER é apenas um dos vários projetos desenvolvidos pela LIPOR na sua missão de promover soluções sustentáveis no setor da gestão de resíduos e produção de energia.