O Centro de Saúde da Maia, integrado num conjunto de 42 centros de saúde a nível nacional, está a funcionar com horário alargado durante os fins de semana. Esta medida faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para responder a doenças agudas não emergentes, particularmente relevantes no contexto do aumento de infeções respiratórias e do frio, que pode agravar doenças crónicas.
O SAC Maia, localizado na Av. Visconde de Barreiros, 228, no edifício da Santa Casa da Misericórdia, oferece atendimento aos sábados, domingos e feriados, das 8h00 às 20h00. Esta extensão de horário visa ser uma alternativa às urgências hospitalares para consultas em situações não emergentes. Durante a semana, o Centro de Saúde da Maia mantém o seu horário regular, sem extensão.
Este esforço para proporcionar mais opções de atendimento aos utentes surge num momento em que as urgências hospitalares enfrentam um aumento de afluência, exacerbado pela época festiva do Natal e Ano Novo, bem como pelo crescimento de casos de gripe. O Ministério da Saúde destaca que estes centros de saúde, ao funcionarem com horários mais amplos, aliviam a pressão sobre os hospitais.
Durante o período festivo, especialmente marcado por uma greve de enfermeiros, os centros de saúde com horário alargado realizaram mais de 50 mil atendimentos.
A linha SNS24 (808 24 24 24), mencionada no comunicado do Ministério da Saúde, continua a ser um recurso para aconselhamento e encaminhamento dos utentes para a unidade de saúde mais adequada. No período entre 27 de dezembro e 02 de janeiro, a linha recebeu 62 mil chamadas, um aumento de 12% em relação à semana anterior.