Conhecida pela sua produção de aminoácidos através de processos que promovem a economia circular.
A Sonae, por intermédio da sua subsidiária Sparkfood, focada em inovações alimentares sustentáveis, está em fase final de negociações para adquirir uma fatia majoritária na Diorren, uma produtora francesa de ingredientes nutricionais. O negócio, avaliado em 152 milhões de euros, marca um passo significativo do grupo da Maia no sector da nutrição.
A Diorren, que registou um volume de negócios de 53,5 milhões de euros em 2023, com um EBITDA de 14,1 milhões, é conhecida pela sua produção de aminoácidos através de processos que promovem a economia circular. Estes ingredientes de alto valor agregado encontram aplicação em diversos setores, desde o farmacêutico até a alimentação humana e animal, bem como em práticas de agricultura sustentável.
Com esta aquisição, cujo fecho se antecipa para o primeiro semestre de 2024, a Sonae reforça a sua aposta em soluções alimentares inovadoras e ecoeficientes. A transação, ainda pendente de aprovação regulatória, não alterará a gestão atual da BCF, que se comprometeu a reinvestir na Diorren, mantendo uma participação minoritária de 11%.