Um homem de 71 anos foi detido pela GNR no dia 5 de fevereiro, sob a acusação de violência doméstica. A operação, desencadeada por uma denúncia, levou à apreensão de várias armas e à proteção das vítimas, a ex-mulher de 61 anos e a filha de 23 anos.
O Comando Territorial do Porto da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Subdestacamento Territorial da Maia, respondeu a uma denúncia de violência doméstica, culminando na detenção de um homem de 71 anos. As vítimas, ex-companheira do agressor e a filha desta, foram submetidas a ofensas verbais, situação que se agravou na presença das autoridades, levando à detenção em flagrante do agressor.
Durante a operação, foi realizada uma busca domiciliária na residência do detido, onde foram apreendidos diversos objetos que poderiam constituir meio de agressão, incluindo um bastão, um chicote, uma espada e uma faca.
Após a detenção, o indivíduo foi constituído arguido, e o processo foi encaminhado para o Tribunal Judicial de Matosinhos.
Em comunicado, a GNR relembra que a violência doméstica é um crime público e que a denúncia dos casos é fundamental para a proteção das vítimas e para a atuação eficaz das autoridades.
A GNR realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:
- No Portal Queixa Eletrónica, em https://queixaselectronicas.mai.gov.pt;
- Via telefónica, através do número de telefone 112;
- No Posto da GNR mais próximo à sua área de residência, tendo os nossos contactos sempre à mão em www.gnr.pt/contactos.aspx;
- Na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx;
- Na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.