Os presidentes das câmaras municipais da Maia, Trofa e Famalicão, marcaram presença no lançamento dos trabalhos para a construção do último troço da Variante à Estrada Nacional 14, que ligará Trofa a Famalicão. Esta fase inclui a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave.
Na passada terça-feira, dia 6 de fevereiro, os presidentes das câmaras municipais da Maia, Trofa e Famalicão, António Silva Tiago, Sérgio Humberto e Mário de Sousa Passos, estiveram presentes no lançamento da construção do último troço da Variante à EN14.
O projeto, que contempla a edificação de uma ponte com 163 metros sobre o rio Ave na zona de Carqueijoso, perto do Hospital da Trofa, pretende facilitar o trânsito entre a Trofa e Famalicão. A nova ponte, situada cerca de 1 quilómetro a montante da atual ponte da EN14 sobre o Rio Ave, é descrita como o elemento central deste projeto, refletindo a importância da obra não só em termos de infraestrutura mas também de desenvolvimento regional.
Com um custo estimado em 12,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a obra incluirá, além da ponte, a criação de percursos pedonais e de ciclovia ao longo dos 2,4 quilómetros do último troço, promovendo assim a mobilidade sustentável na área.