Na próxima semana, os condutores portugueses enfrentarão um aumento considerável nos preços dos combustíveis. Espera-se que o gasóleo e a gasolina subam, respetivamente, 2,5 e 3,5 cêntimos por litro.
Os preços dos combustíveis em Portugal, que já vêm registando aumentos sucessivos há várias semanas, vão sofrer uma nova escalada na próxima semana. De acordo com informações recolhidas junto de fontes do sector automóvel, citadas pelo ACP, o gasóleo e a gasolina vão conhecer um incremento notável nos seus preços por litro, recomendando-se aos condutores que antecipem o abastecimento dos seus veículos.
Especificamente, o gasóleo deverá aumentar 2,5 cêntimos por litro, enquanto o preço da gasolina está previsto subir 3,5 cêntimos por litro. Estes ajustes nos preços refletem as flutuações no mercado de energia e as tendências dos preços internacionais do petróleo.
Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), na passada quinta-feira, 15 de fevereiro, o preço médio nacional do litro de gasolina situava-se nos 1,707 euros, e o do gasóleo em 1,649 euros. Comparativamente a 1 de novembro, registou-se uma descida de 6 cêntimos na gasolina e 5 cêntimos no gasóleo, evidenciando a volatilidade dos preços dos combustíveis.
Com as subidas previstas para a próxima semana, estima-se que o preço médio do litro de gasóleo atinja os 1,674 euros, e o da gasolina simples 95 ascenda a 1,742 euros por litro.