Luís Montenegro, líder da Aliança Democrática, foi atingido por tinta verde durante uma ação de campanha em Lisboa, num incidente que levou à detenção do jovem ativista responsável.
O incidente ocorreu esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, quando Luís Montenegro chegava à Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, no Parque das Nações. O líder da AD foi surpreendido por um ativista climático que lhe atirou tinta verde, cobrindo-o no rosto e na roupa. A SIC Notícias reporta que o jovem ativista foi posteriormente detido.
Luís Montenegro acaba de levar com um balde de tinta verde por parte de um maluco do clima.
Quando é que esta gente vai começar a pagar pelas consequências dos seus atos? Isto é uma vergonha autêntica. pic.twitter.com/Q9pMWNVW9G
— Gonçalo Sousa (@TopGoncaloSousa) February 28, 2024
Luís Montenegro expressou a sua decepção com o sucedido, destacando a sua abertura ao diálogo sobre as questões ambientais. “Pontaria não faltou ao jovem que me abordou. Queria lamentar este episódio”, afirmou Montenegro, sublinhando que a comunicação e o diálogo seriam formas mais construtivas de abordar preocupações com as alterações climáticas.
Apesar do incidente, Montenegro reiterou o compromisso da AD em incorporar medidas ambientais no seu programa eleitoral, visando uma economia forte, qualidade de vida e sustentabilidade para o futuro. “O nosso objetivo é ter, obviamente, as garantias de uma economia forte, conseguir ter qualidade de vida e, ao mesmo tempo, deixar a quem vir a nós um planeta cuidado e uma sociedade com sustentabilidade”, acrescentou.