O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia reabre as suas portas com uma exposição permanente renovada, destacando-se pela inclusão e acessibilidade no projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia apresenta a sua nova exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia – um olhar inclusivo”, disponível até 30 de abril. Esta exposição é o resultado de uma revisão completa do espaço físico e da experiência interativa oferecida ao visitante, integrando a iniciativa “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Segundo a autarquia, com o objetivo de tornar a cultura mais acessível a todos, o museu foi equipado com dispositivos tecnológicos avançados, incluindo mapas interativos multitouch, audioguias, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, além de rampas de acesso e sinalética adaptada. Estas ferramentas não só facilitam a visita, mas também enriquecem a experiência dos visitantes ao permitir uma maior interação com as peças em exibição.
A exposição foca-se na apresentação de objetos descobertos em intervenções arqueológicas na região da Maia, proporcionando um contexto histórico e territorial dos achados. O visitante é convidado a mergulhar no passado, construindo uma narrativa pessoal que liga as descobertas arqueológicas com a paisagem e o presente.