Pinto da Costa, presidente do FC Porto e candidato à reeleição, reforçou o compromisso com a construção da academia do clube na Maia, prometendo que será a melhor do país, e criticou o projeto alternativo proposto por André Villas-Boas.
Durante a visita à Casa do FC Porto de Argoncilhe, neste domingo dia 14 de abril, Pinto da Costa reafirmou a importância da futura Academia na Maia, destacando-a como um pilar para o futuro do clube. “Esta academia vai ser uma realidade, o nosso orgulho e a melhor de Portugal. Não é uma utopia, nem um chorrilho de mentiras, como o outro candidato disse. Se tiverem vergonha, vão ter de engolir tudo o que disseram”, declarou o dirigente, citado pelo Record.
Relativamente ao projeto de André Villas-Boas para um Centro de Alto Rendimento no Olival, Pinto da Costa foi crítico, especialmente pela associação do projeto a Lisboa, algo que considera uma afronta aos valores do clube. “É uma vergonha ir apresentar um projeto que se pretende fazer a Lisboa. Não somos contra Lisboa. Somos pelo FC Porto, pela nossa terra e pela nossa independência”, frisou, segundo o jornal O Jogo.
Adicionalmente, Pinto da Costa refutou alegações sobre a aprovação ambiental do projeto de Villas-Boas. “É mentira que a Agência Portuguesa do Ambiente tenha dado luz verde ao projeto”. No entanto, o jornal A Bola refere este domingo que obteve acesso a um relatório da APA que corrobora as palavras de Villas-Boas. Segundo o jornal, de acordo com o documento, que tem validade até março de 2025, a construção está autorizada, mas sujeita a várias condições. Entre elas, destaca-se a necessidade de trabalhos de modelação e gestão adequada das linhas de água, assegurando que o seu traçado seja compatível com as práticas hidráulicas conhecidas e mantendo as condições de entrega de água aos terrenos subsequentes conforme atualmente estabelecido.
Renovando a sua equipa para injetar novo entusiasmo e eficácia, Pinto da Costa manifestou ainda a intenção de reforçar não só as infraestruturas do clube mas também a sua equipa de futebol, com o objetivo de continuar a conquistar títulos. A eleição, marcada para 27 de abril, é vista como crucial para o futuro imediato do clube, com Pinto da Costa a apelar à união dos associados para afastar aqueles que, segundo ele, pretendem prejudicar o clube.