Em resposta ao aumento das necessidades sociais, a Câmara Municipal da Maia aprovou um reforço de 405.000 euros nos seus programas de emergência social, focados em habitação, saúde e alimentação.
Em reunião de câmara, realizada no dia 2 de abril, a Câmara Municipal da Maia anunciou um aumento significativo no financiamento dos seus programas de apoio social. Devido às crescentes dificuldades enfrentadas pelas famílias, especialmente nas áreas da habitação, saúde e alimentação, foram destinados 405.000 euros para reforçar as respostas municipais.
Do total alocado, 255.000 euros foram direcionados ao Programa Municipal de Emergência Social. Esta verba será utilizada para proporcionar apoios financeiros excecionais, pontuais e temporários a famílias que se debatem com encargos mensais fixos, como rendas e custos com medicação. Este apoio visa aliviar o fardo das despesas fixas que muitas famílias não conseguem cobrir devido à atual conjuntura econômica.
Adicionalmente, foram aprovados 150.000 euros para combater a carência alimentar através de entidades parceiras, como a Santa Casa da Misericórdia da Maia, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Maia, e as Conferências Vicentinas da Vigararia da Maia. Estas organizações serão responsáveis pela distribuição de cabazes de alimentos a pessoas e famílias necessitadas, garantindo que a assistência chegue a quem mais precisa.
Emília Santos, Vereadora com o Pelouro da Educação e Ciência, destacou a importância destas medidas: “É neste espírito de trabalho em rede que prestamos um importante contributo para que todos vivam com maior dignidade. As circunstâncias atuais, como a crise inflacionista que elevou os preços dos bens de primeira necessidade e os custos de energia, além da escassez de habitação e especulação imobiliária, têm agravado significativamente as dificuldades económicas das nossas famílias.”
A Câmara Municipal da Maia também convida os cidadãos que necessitam de apoio social a marcar atendimento com a equipa municipal dos Gabinetes de Atendimento Integrado Local (GAIL-SAAS) na respetiva junta de freguesia, facilitando o acesso aos recursos disponíveis.