Hoje é um dia especial no Zoo da Maia, pois a leoa Savannah celebra mais um ano de vida. Resgatada de um circo em França pela AAP (Animal Advocacy and Protection) em 2016, Savannah encontrou um lar seguro onde pode viver o resto da sua vida.
Savannah não está sozinha no Zoo da Maia. A leoa partilha o seu espaço com Gondar, outro leão resgatado de condições adversas. Gondar foi encontrado na propriedade de um indivíduo em Espanha, onde vivia em condições precárias após ser considerado inútil para o circo. Ambos os leões foram levados para a AAP Primadomus em Espanha, onde receberam cuidados profissionais e foram reabilitados
Chegada ao Zoo da Maia
Após a reabilitação, Savannah e Gondar foram transferidos para o Zoo da Maia, um processo que exigiu garantir que o zoo oferecia as condições adequadas para a sua nova vida. Paula Telinhos, técnica responsável do Zoo da Maia, acompanhou de perto a chegada dos felinos. “Foi um processo moroso porque a AAP é exigente em garantir que o espaço onde os animais vão viver tem as condições adequadas e que há conhecimento técnico para lhes garantir toda a segurança”, explicou Telinhos ao Notícias Maia.
Vida no zoo e futuras parcerias
Agora, Savannah e Gondar vivem em instalações que permitem que a sua esperança de vida seja significativamente aumentada em comparação com a vida selvagem, onde poderiam viver em média 15 anos. No zoo, esta esperança pode ser prolongada por muitos mais anos devido aos cuidados recebidos.