A Synopsys, liderança mundial em soluções tecnológicas para semicondutores, anunciou um investimento de 25 milhões de euros em Portugal, prometendo reforçar as suas equipas e infraestruturas nas cidades da Maia e Oeiras.
A Synopsys, empresa pioneira em soluções de Electronic Design Automation (EDA) e Intellectual Property (IP), decidiu investir fortemente em Portugal, com um plano de expansão que prevê um investimento de 25 milhões de euros nos próximos três a quatro anos, segundo avança o ECO. O anúncio foi feito por Célio Albuquerque, vice-presidente de engenharia do grupo e responsável pela operação em Portugal, em declarações ao mesmo jornal.
Este investimento visa a contratação de pelo menos 200 engenheiros altamente qualificados no campo dos semicondutores, a modernização de equipamentos nos laboratórios de teste e a ampliação dos espaços de escritório nas localidades da Maia e Oeiras. A empresa, que já conta com 720 colaboradores distribuídos pelas duas cidades, pretende alargar o seu foco em áreas tecnológicas emergentes, como a automotiva e a móvel.
“Portugal oferece uma excelente relação custo-benefício em engenharia, além de capacidade técnica e de gestão que tem sido fundamental para atrair novas competências”, afirmou ainda o ECO, Célio Albuquerque, destacando a estratégica decisão de crescimento. A Synopsys vê no país um polo de inovação crucial para o desenvolvimento de novas tecnologias semicondutoras.
O histórico da empresa em Portugal remonta a 15 anos atrás, quando adquiriu ativos da MIPS Technologies, que tinha comprado a Chipidea, uma startup portuguesa. Desde então, a Synopsys tem crescido consistentemente, investindo significativamente em talento e tecnologia.
A Synopsys emprega atualmente 420 pessoas na Maia, nos escritórios localizados no Tecmaia.