Duas turmas da Maia foram distinguidas a nível municipal nas Olimpíadas de Educação Financeira, um reconhecimento pelos seus conhecimentos em literacia financeira. A competição envolveu milhares de alunos desde o 1.º até ao 12.º ano de escolaridade, abrangendo também o Ensino Profissional.
A edição mais recente das Olimpíadas de Educação Financeira desafiou os estudantes a participarem num quiz digital que incluía 60 perguntas sobre diversos temas financeiros. As turmas da Maia participaram através dos projetos educativos “No Poupar Está o Ganho” e “Por Tua Conta”, ambos implementados localmente e visando promover a educação financeira entre crianças e jovens.
Os programas têm como objetivo comum sensibilizar para a importância da gestão financeira pessoal e da poupança, preparando os jovens para serem consumidores informados e conscientes. Estes esforços refletem-se no sucesso dos alunos nos quizzes anuais, que testam a rapidez e a precisão das respostas dos participantes.
Neste contexto, a turma 4.º FN4 da Escola Básica de Ferronho, no projeto “No Poupar Está o Ganho”, e a turma 10.º I da Escola Secundária de Castêlo da Maia, no projeto “Por Tua Conta”, foram as vencedoras municipais, destacando-se pelo seu desempenho.
Os temas abordados nos quizzes e ao longo do ano letivo nos projetos incluem planeamento e gestão de orçamento, conhecimento sobre produtos e sistemas financeiros, bem como os direitos e deveres enquanto consumidores. A relevância da poupança foi especialmente destacada, dada a sua importância no atual contexto económico do país.
Além de participarem no quiz, estes temas são explorados de forma contínua nas atividades escolares, com os alunos a beneficiarem de recursos multimédia, fichas de trabalho e desafios práticos. Os professores envolvidos recebem também formação e acompanhamento contínuo.