Lucinda Alves da Silva, conhecida como “Tia Lucinda Cântaras”, celebrou 100 anos no dia 16 de junho de 2024, rodeada pelos seus 11 filhos, 17 netos e 19 bisnetos.
Lucinda Alves da Silva, carinhosamente conhecida como “Tia Lucinda Cântaras”, completou 100 anos no dia 16 de junho. Nascida em 1924, em Santa Maria de Avioso, Castêlo da Maia, Lucinda celebrou este marco significativo junto dos seus 11 filhos, 17 netos e 19 bisnetos.
A comemoração começou com uma visita especial do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, que fez questão de dar os parabéns pessoalmente a Lucinda. Seguiu-se uma missa de Ação de Graças e um almoço com toda a família, incluindo alguns membros que viajaram de França para a ocasião.
Lucinda Alves da Silva teve uma vida de sacrifício e dedicação à família. Viúva de António, com quem celebrou 60 anos de casamento, Lucinda trabalhou na Fábrica do Cabral, no Castêlo da Maia, até ao nascimento do quarto dos seus 11 filhos, altura em que se dedicou inteiramente à família. A sua vida foi passada entre o Muro e S. Mamede de Coronado, antes de regressar às suas raízes em Ferreiró, onde compraram um terreno.
Lucinda recorda com carinho o seu avô, Américo, lavrador em Guidões, cuja profissão de fabricante de cântaros deu origem ao apelido “Cântaras”, usado pelas mulheres das Terras da Maia para transportar água até às casas senhoriais do Porto.
Apesar de ter uma ligação mais forte com os filhos homens, Lucinda afirma que todas as suas filhas também são muito carinhosas.