No âmbito de uma operação de grande envergadura, a PSP desencadeou uma série de ações para combater crimes contra a propriedade industrial. A operação, conhecida como “Excelso”, foi dirigida pelo (DIAP do Porto.
A investigação, iniciada em 2021, culminou no dia 19 de junho com a realização de 24 buscas domiciliárias e 36 buscas não domiciliárias em várias localidades, resultando na identificação de 26 arguidos e na apreensão de cerca de 2 milhões de artigos contrafeitos.
No período compreendido entre as 07h00 e as 22h00, a Polícia de Segurança Pública (PSP), com o apoio da Autoridade Tributária e Aduaneira, conduziu buscas em unidades industriais e de transporte de mercadorias nas áreas do Porto, Matosinhos, Maia, Paredes, Santa Maria da Feira, Lousada, Felgueiras, Santo Tirso e Guimarães. A operação visou a identificação dos autores dos ilícitos de contrafação e imitação de marcas, fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e associação criminosa, bem como a apreensão de meios de prova.
No âmbito das investigações, 26 indivíduos foram identificados e constituídos arguidos pelos crimes investigados. Foram apreendidos cerca de 2 milhões de artigos contrafeitos, incluindo calçado, vestuário e artigos de marroquinaria (malas e carteiras). Além disso, dezoito viaturas automóveis utilizadas na atividade criminosa ou adquiridas com os lucros obtidos, diversas máquinas industriais utilizadas no fabrico de material contrafeito, tais como máquinas de corte, costura, moldagem e embalamento, equipamentos informáticos e de comunicações, 52 500 maços de tabaco contrafeito e 100 000 Euros em numerário foram igualmente confiscados.
A investigação incidiu sobre os circuitos de produção, distribuição e venda de produtos contrafeitos, tanto no território nacional como para exportação para países do mercado europeu, incluindo Espanha, França e Itália. Estes circuitos geravam elevados fluxos financeiros, estimados em milhões de euros. Como resultado da operação, várias unidades de produção e armazenamento foram encerradas, desmantelando assim uma significativa rede criminosa.