A GNR deteve nove homens por tráfico de estupefacientes nos concelhos de Matosinhos e Maia. As idades dos detidos variam entre os 20 e os 70 anos.
No âmbito de uma investigação que durava há cerca de um ano, os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Matosinhos, executaram dois mandados de detenção e 27 mandados de busca, incluindo 14 buscas domiciliárias, 11 em veículos e duas em estabelecimentos comerciais. A operação, que decorreu no dia 3 de julho, quarta-feira, resultou na apreensão de 1 180 doses de haxixe, 129 doses de cocaína, 37 doses de MDMA, três armas de fogo, uma pistola de alarme, diversas munições, três viaturas, 5 000 euros em numerário, 13 telemóveis e três balanças de precisão.
Sete dos detidos foram apanhados em flagrante delito durante as diligências policiais. Os nove indivíduos foram conduzidos, no dia 4 de julho, ao Tribunal Judicial de Matosinhos para a aplicação de medidas de coação. Além das detenções, foi ainda constituído um arguido no decorrer da operação.
A ação contou com o reforço da Unidade de Intervenção (UI) e de militares de várias valências do Comando Territorial do Porto, assim como de militares dos Comandos Territoriais de Aveiro, Braga e Vila Real, e com a colaboração da Polícia de Segurança Pública.