Nos dias 20 e 21 de julho, a Maia será palco de dois concertos eruditos gratuitos, integrados no evento Maia Symphonic, fruto da parceria entre a Câmara da Maia e a Casa da Música.
À semelhança dos últimos anos, o Maia Symphonic, evento resultante de uma parceria entre a Câmara da Maia e a Casa da Música, celebra o verão oferecendo ao município dois concertos eruditos de grande popularidade. Este ano, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e a Orquestra Clássica da Maia serão as protagonistas.
No dia 20 de julho, sábado, às 22:00, a Praça Dr. José Vieira de Carvalho acolhe a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, que interpretará algumas das mais belas melodias orquestrais. O programa inclui momentos instrumentais de óperas célebres que permanecem no repertório das orquestras de todo o mundo. A entrada é livre.
Programa do dia 20 de julho
- Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música;
- Cláudio Ferreira (direção musical);
- Giuseppe Verdi: Abertura de A Força do Destino;
- Alfredo Keil: Intermezzo para o 3.º ato de A Serrana;
- Richard Wagner: Prelúdio do 3.º ato de Lohengrin;
- Giacomo Puccini: Intermezzo para o 3.º ato de Manon Lescaut;
- Gioachino Rossini: Abertura de Guilherme Tell;
- Georges Bizet: Intermezzo para o 3.º ato de Carmen;
- Johann Strauss II: Abertura de O Morcego.
Já no dia 21 de julho, domingo, às 19:00, a Orquestra Clássica da Maia subirá ao palco na mesma praça. Esta jovem orquestra maiata, conhecida pela sua versatilidade, interpretará alguns dos mais célebres temas da música tradicional, ritmos e danças de variadas temáticas e culturas do mundo, compostas por alguns dos mais conceituados compositores da história da música. A entrada também é livre.
Programa do dia 21 de julho
- Conservatório de Música da Maia;
- Orquestra Clássica da Maia;
- Pedro Sousa (direção musical);
- Obras de Piotr Ilitch Tchaikovski, Sergei Prokofieff, Edvard Grieg, Luís Freitas Branco, Arturo Márquez e Johannes Brahms.