A 2ª edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha está com candidaturas abertas para edificações e espaços públicos construídos no Município da Maia entre 2014 e 2021.
Estão abertas as candidaturas para a 2ª edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha, promovido pela Câmara Municipal da Maia em colaboração com a APJAR – Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha e com o apoio da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte. As candidaturas podem ser submetidas até 31 de outubro de 2024.
Podem concorrer ao prémio edificações e espaços públicos construídos no Município da Maia entre 31 de outubro de 2014 e 31 de outubro de 2021. As candidaturas podem ser propostas por arquitetos, proprietários ou construtores, e devem ser submetidas digitalmente.
O prémio, de natureza não pecuniária, consiste na edição de uma publicação, de um vídeo, de uma conferência e de uma visita guiada. Além disso, podem ser atribuídas até quatro menções honrosas, reconhecendo a excelência dos projetos apresentados.
Na 1ª edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha, o projeto do Estádio da Universidade da Maia (ISMAI) foi o vencedor. Este projeto foi da autoria dos arquitetos José Carlos Loureiro, antigo estudante e professor da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) e da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), José Manuel Loureiro, antigo estudante da ESBAP, e Luís Pinheiro Loureiro, antigo estudante da FAUP.
O Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha é uma iniciativa bienal que visa destacar e promover a qualidade arquitetónica no Município da Maia, honrando a memória e o legado do arquiteto João Álvaro Rocha.