A GNR apreendeu na Maia dois chifres de rinoceronte, sementes e raízes no valor de 140 mil euros. A apreensão ocorreu durante uma fiscalização a uma empresa de transportes.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu na terça-feira, 6 de agosto, dois chifres de rinoceronte, sementes e raízes no valor de 140 mil euros na Maia. A apreensão decorreu de uma operação de fiscalização realizada numa empresa de transportes, onde os militares encontraram os produtos proibidos numa das viaturas. Durante essa ação, foi verificado que numa das viaturas da empresa eram transportados os chifres de rinoceronte, sementes e raízes.
Em comunicado, a GNR explicou que a fiscalização revelou o transporte ilegal dos chifres de rinoceronte, sementes e raízes, produtos abrangidos pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES), da qual Portugal é subscritor. Segundo esta convenção, a comercialização destes itens é proibida, visando a proteção de espécies ameaçadas.
Os factos foram encaminhados para o Tribunal Judicial da Comarca da Maia, onde serão realizados os procedimentos legais subsequentes.