Os pensionistas que recebem até 1.527,78 euros terão direito a um suplemento extraordinário em outubro, que pode variar entre 100 e 200 euros, dependendo do valor da sua pensão.
Os pensionistas com rendimentos mais baixos vão beneficiar de um suplemento extra no mês de outubro, de acordo com um anúncio feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante a Festa do Pontal. Este suplemento, que será pontual e extraordinário, varia entre 100 e 200 euros, dependendo do valor bruto da pensão. Quanto mais baixa for a pensão, maior será o valor a receber.
Assim, os pensionistas que recebem até um Indexante dos Apoios Sociais (IAS), ou seja, 509,26 euros, terão um acréscimo de 200 euros nas suas pensões em outubro. Aqueles cujas pensões se situam entre um e dois IAS, ou seja, entre 509,27 euros e 1.018,52 euros, receberão um suplemento de 150 euros. Por fim, os pensionistas com reformas entre 1.018,53 euros e 1.527,78 euros receberão mais 100 euros.
Além desta medida, o primeiro-ministro comprometeu-se a atualizar os valores das pensões no próximo ano, de acordo com a lei em vigor. Se a situação orçamental o permitir, o governo poderá voltar a efetuar pagamentos extraordinários em 2025.
Ainda durante a sua intervenção, Luís Montenegro abordou o passe ferroviário nacional, atualmente com um custo de 49 euros mensais, que dá acesso a todos os comboios regionais. O primeiro-ministro anunciou a intenção de reduzir o preço para 20 euros e alargar o passe aos comboios urbanos, inter-regionais e intercidades. Esta medida faz parte do plano “Mobilidade Verde”, que será apresentado em setembro, e visa promover o uso de transportes mais sustentáveis e facilitar a vida dos cidadãos.