Nuno Borges, tenista maiato de 27 anos, garantiu a sua estreia na segunda semana do US Open ao derrotar Jakub Mensik numa emocionante batalha de cinco sets. O próximo desafio será contra Daniil Medvedev, o único jogador ainda em prova que já conquistou o título em Nova Iorque.
Nuno Borges está a viver um ano de sonho. Depois de ter conquistado o ATP 250 de Bastad e o ATP 175 de Phoenix, o tenista maiato alcançou os oitavos de final do US Open, onde defrontará o russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio em 2021.
A vitória que colocou Borges nos oitavos não foi fácil. Na madrugada de domingo, o português enfrentou o jovem Jakub Mensik, que está prestes a completar 18 anos, num encontro que se prolongou por cinco sets. Durante o jogo teve de salvar três match points, mas a sua resiliência foi recompensada, levando-o a uma vitória épica que lhe arrancou lágrimas de emoção.
Com este resultado, igualou o feito alcançado no início do ano, no Open da Austrália, tornando-se no primeiro tenista português a chegar à quarta ronda de dois Grand Slams na mesma temporada. No entanto, o desafio que se avizinha é dos mais difíceis. Daniil Medvedev, conhecido pelo seu jogo sólido no fundo do court, será o adversário de nos oitavos de final, um duelo marcado para esta segunda-feira.
Nuno Borges, atualmente 34.º no ranking mundial, verá a sua classificação melhorar na próxima atualização, mas ainda não deverá conseguir entrar no top-30, mantendo-se aquém do 28.º lugar de João Sousa, a melhor classificação de um tenista português.