O grupo de trabalho para a Conectividade Aérea da Região Norte reuniu-se no Porto, com o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, para debater a valorização de novas rotas aéreas e o reforço do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
O grupo de trabalho para a Conectividade Aérea da Região Norte esteve reunido na terça-feira, dia 3 de setembro, na sede da CCDR-Norte, no Porto, com a presença do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz. O objetivo foi discutir o programa “Connecting Porto & Norte”, que visa atrair novas rotas e companhias aéreas para a região, com destaque para destinos estratégicos para as exportações e o turismo de longo curso.
Durante o encontro, e de acordo com o portal de notícias da autarquia do Porto, o grupo apelou ao Governo para a criação de mecanismos que promovam soluções sustentáveis para compensar a diminuição das operações da TAP no Norte, sobretudo em mercados essenciais como os Estados Unidos, Médio Oriente e Norte da Europa. Este reforço da conectividade é visto como fundamental para atrair mais investimento e fortalecer as relações com a diáspora portuguesa.
O ministro das Infraestruturas reiterou o compromisso do Governo em priorizar o investimento no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, uma infraestrutura considerada “vital para a economia portuguesa”. Pinto Luz apelou à empresa Vinci para acelerar as obras previstas, orçadas em 50 milhões de euros, que são vistas como essenciais para o desenvolvimento da região.
A reunião contou com a participação de várias personalidades de relevo, como António Cunha e Jorge Sobrado, presidente e vice-presidente da CCDR-Norte, Nuno Vaz, presidente do Conselho Regional do Norte, António Silva Tiago, presidente da Câmara da Maia, Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, e Susana Ribeiro, diretora executiva da Associação do Turismo do Porto.