Na madrugada desta quinta-feira, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro receberá um simulacro de grande escala para testar a sua capacidade de resposta a situações de emergência. O exercício, que envolverá várias entidades, decorrerá entre a meia-noite e as três da manhã.
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, será o centro de um exercício de emergência de grande escala na madrugada desta quinta-feira, dia 10 de outubro. O simulacro, que decorrerá entre a meia-noite e as três da manhã, faz parte de um teste à segurança do aeroporto e envolverá a participação de várias entidades de socorro, como bombeiros, ambulâncias e outras forças de segurança.
De acordo com a ANA – Aeroportos de Portugal, entidade gestora do aeroporto, o objetivo deste exercício é cumprir com as recomendações da ICAO (International Civil Aviation Organization), que prevê a realização regular de exercícios de emergência. A ação servirá para avaliar o tempo de resposta, a coordenação entre equipas e a eficácia dos procedimentos de evacuação e salvamento, que serão postos em prática tanto pelos meios internos do aeroporto como por entidades externas.
A ANA informa ainda que os residentes próximos do aeroporto ou quem estiver na área durante este período não deve ficar alarmado com a presença de sirenes e um grande número de veículos de emergência.