Os preços dos combustíveis vão registar uma ligeira descida na próxima semana, com o gasóleo simples a baixar 3 cêntimos por litro e a gasolina simples apenas 0,5 cêntimos. No entanto, esta redução poderá ser anulada pelo descongelamento da taxa de carbono, posta em prática pelo governo.
A partir da próxima semana, os preços dos combustíveis vão sofrer uma ligeira redução. De acordo com fontes do setor, citadas pela SIC Notícias, o gasóleo simples vai descer 3 cêntimos por litro, enquanto a gasolina simples terá uma descida menos expressiva, de apenas meio cêntimo por litro. Contudo, o efeito desta redução pode não ser sentido pelos consumidores.
Isto porque o Governo deverá continuar o processo de descongelamento da taxa de carbono, o que, na prática, poderá neutralizar a descida do preço dos combustíveis nas bombas. A medida, que tem sido aplicada gradualmente, visa ajustar o imposto ambiental de acordo com os objetivos climáticos, mas acaba por aumentar o custo final dos combustíveis.
Ainda de acordo com o mesmo canal, atualmente, os impostos representam uma parte significativa do preço dos combustíveis em Portugal, com cerca de 52% do preço da gasolina e 46% do gasóleo a serem compostos por impostos. Apesar da redução anunciada, o descongelamento da taxa de carbono poderá deixar os consumidores sem o tão esperado alívio financeiro.